Para lhe ajudar a descobrir a causa, nossa equipe preparou este documento onde você verá os principais motivos e causas, e também formas de solucionar o problema.
Dividimos os problemas em tres categorias:
- HARDWARE - problemas relacionados as peças do seu PC - por LUA
- VIRUS - problemas relacionados a infecção de Malware - por Einstein
- WINDOWS - problemas relacionados as configurações do Windows - por Marcos Gru
1ª causa - Problemas no Hardware
O computador não liga:
Antes de tudo veja se todos os componentes estão encaixados firme e corretamente. Verifique se não há nenhum cabo flat invertido, e os fios que ligam o painel do gabinete à placa-mãe, principalmente os conectores do botão de Ligar/Desligar e Reset. Certifique se a fonte está configurada para a voltagem correta da sua região (110/220Volts). Veja ainda se os drives (HDs e CD/DVDs) estão configurados corretamente como Master e Slave.
1 - Fonte
A fonte de alimentação é um dispositivo que converte as tensões de 110VCA ou 220VCA de corrente alternada da rede elétrica convencional, para as tensões em corrente contínua utilizadas pelos componentes eletrônicos do computador, que são: +3,3VCC, +5VCC, +12VCC, -5VCC e -12VCC. A fonte também participa do processo de refrigeração, facilitando a circulação de ar dentro do gabinete.
Se ela queimar, o computador, obviamente, não vai ligar. Se ao tentar ligar seu micro nenhum dos leds (luzinhas) do gabinete ou drives (CD/DVD ou Disquete) se acende, é certo que a fonte queimou. Para resolver, troque a fonte.
2 – Placa de Vídeo
Se ao ligar o seu micro, as luzes do gabinete se acendem, mas nenhuma imagem aparece no monitor, provavelmente sua placa de vídeo está com problemas. Se ela é uma placa onboard, pode ser que o chip tenha queimado, então você precisará instalar uma placa (AGP, PCI ou PCI-E) em um slot para fazer o micro voltar a funcionar.
Com relação às placas de vídeo onboard, elas funcionam em parceria com a memória RAM. Então é bom verificar se os pentes de memória estão bem encaixados, limpos e funcionando corretamente.
3 – Micro fica apitando (Beep Codes)
Nas placas atuais só ouvimos os beep codes quando a placa-mãe não consegue gerar um sinal de vídeo e assim poder informar através de uma mensagem na tela, qual o erro está ocorrendo. Então na maioria das vezes ao receber esse alerta já podemos pensar em problemas com a placa de vídeo.
Mas esses apitos significam algo. Cada seqüência informa o que está errado. Claro, eles podem variar de acordo com o fabricante da BIOS (AMI, AWARD, PHOENIX). O melhor é consultar o manual da placa-mãe para ver se tem alguma informação sobre eles.
O mais comum (1 longo e 3 curtos) indica que há problema na placa de vídeo. Outros beeps, na maior parte das vezes, estão relacionados à memória.
Se o micro apita enquanto você o está usando, indica problemas com o teclado ou que o processador está super-aquecendo.
4 – O Micro liga, mas aparece uma mensagem de erro:
Essa mensagem geralmente traz a dica para solucionar seu problema. As mais comuns são:
CMOS BATTERY FAILED
É preciso trocar a bateria (pilha) da placa-mãe.
CMOS CHECKSUM ERROR - DEFAULTS LOADED
Ocorreu um erro ao carregar os dados da CMOS, provavelmente por estarem corrompidos, então a configuração padrão está sendo carregada. Esse erro normalmente é causado pela bateria fraca. Troque a bateria e refaça a sua configuração da Bios
DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER ou
HARD DISK INSTALL FAILURE
Não achou o disco para dar partida no sistema.
Veja se o seu disco rígido é reconhecido no Setup da Bios, se está setado corretamente como Master/Slave. Veja se o cabo flat não está invertido e se o cabo que o liga à fonte está bem firme.
Você ainda pode ter esquecido um disquete ou CD no drive. :)
5 – O Micro liga, passa o POST mas não carrega o sistema operacional.
É provável que haja um conflito de hardware ou que o driver da placa de vídeo esteja incorreto ou corrompido. Se você conseguir entrar em modo de segurança, atualize e reinstale os drivers.
O computador reinicia automaticamente:
1 – Super-aquecimento:
Para proteger o processador e evitar o super-aquecimento as placas-mãe mais modernas tem um dispositivo que desliga o computador para evitar danos irrecuperáveis.
Para checar as temperaturas da placa-mãe e do processador direto no Setup da BIOS vá em Hardware Monitor, ou use um programa como o Everest (ou AIDA32) que também colhe essas informações dos sensores da placa-mãe.
Cada processador tem uma temperatura máxima aceitável. Você deve pesquisar a respeito do seu.
Se a temperatura estiver alta, veja se o cooler está funcionando corretamente. Caso contrário troque por um novo.
Coloque pasta térmica entre o processador e o dissipador para facilitar a transferência de calor.
2 - Memória
A maioria dos erros atualmente estão relacionados a falhas na memória. E é comum que o computador reinicie por causa desses erros.
Primeiro verifique se a memória está limpa e bem encaixada no slot. Passe uma borracha branca macia nos contatos para limpar o pente. Use um pincel que não solte cerdas para limpar os slots. Certifique-se que não há resíduos e encaixe os pentes firmemente.
Se isso não resolver troque os pentes de slot.
Para ter certeza que a memória não está defeituosa use um programa que testa a memória – MEMTEST32 - http://www.memtest86.com
Troque a memória defeituosa.
3 – Fonte
Sempre que a gente pensa em problemas com a fonte, imagina que o micro simplesmente não ligaria. Nem sempre isso acontece. Pode ser que sua fonte não tenha potência suficiente para todos os dispositivos usados no seu micro, ou que ainda esteja apresentando problemas em relação às voltagens.
O melhor é verificar no Setup da BIOS se as voltagens estão de acordo com o esperado. Entre no Setup e vá em Hardware Monitor. Verifique se não há grandes discrepâncias.
Há um site que fornece uma conta aproximada de quanto de potência você iria precisar para usar todos os componentes do seu computador.
http://www.journeysystems.com/power_supply_calculator.php
Para iniciar clique em Start the power supply calculator. Escolha o tipo do seu processador (Intel ou AMD) e prossiga preenchendo a ficha. Clique em Find my Wattage e ele irá informar quantos Watts sua fonte deveria ter. (Esse é um cálculo aproximado da potência real que você precisa).
4 – Drivers
Drivers de dispositivos incorretos, desatualizados ou em conflito com outros dispositivos podem causar problemas.
Antes de tudo instale os drivers do chipset de sua placa-mãe. Se você não tiver o CD pode baixá-los direto do site do fabricante.
Atualize os drivers da placa de vídeo, de som, rede e modem. Se você usa dispositivos USB que necessitam de drivers, atualize-os também.
Se tiver problemas para descobrir a marca e o modelo, use o Everest para obter essas informações.
6 – Disco Rígido
Não é comum que problemas no HD provoquem a reinicialização automática do micro. Mas arquivos corrompidos, quando essenciais ao funcionamento do sistema, podem causar problemas. Por isso é sempre bom manter o HD livre de erros. Use o scandisk (windows 9x) ou Verificador de erros (chkdsk - windows XP) para varrer o disco e eliminar os erros. A desfragmentação do disco também auxilia a tornar o PC mais rápido.
E ainda:
Verifique se todos os cabos e placas estão na posição correta e firmes. Certifique-se que nenhum ponto da placa-mãe encosta no gabinete.
2ª causa - Virus e Worms
Alguns virus e worms podem impedir seu Windows de iniciar ou desligar, ou podem até mesmo reiniciar seu PC, sem seu consentimento.
* Meu Windows não inicializa
Nesse caso, voce precisa ir eliminando as possibilidades.
Se não for nenhum problema de hardware que possa impossibilitar o inicio do Sistema Operacional (veja acima) voce poderá utilizar:
1 - CD de Recuperação do Kaspersky Antivirus
Basta bootar com o CD, logo após executar o antivirus.
Ele irá escanear e remover as infecções do sistema sem iniciar o Windows.
Veja como criar o seu CD nesse tutorial:
http://www.linhadefensiva.org/forum/ind...howtopic=20666&
2 - Caso voce ainda consiga acessar seu sistema em Modo de Segurança apertando F8 repetidamente logo após ligar o PC, voce poderá rodar algumas ferramentas de remoção específicas para virus recentes, como o Stinger. Faça o download da ferramenta e salve-a em um disquete. Após iniciar o sistema em Modo de Segurança, execute a ferramenta. O Stinger irá escanear o PC e remover as infecções mais recentes e mais comuns.
http://superdownloads.uol.com.br/download/i16401.html
3 - Uma terceira possibilidade seria a retirada do Hard Disk de seu computador.
Posteriormente este seria colocado em outro PC, para assim efetuar o escaneamento do HD com problema, e assim fazer a limpeza das infecções.
* Meu PC reinicia sozinho
Normalmente esse tipo de ação, quando não é problema de hardware, é causada por worms.
Uma das mais comuns é a infecção com o worm Blaster e Sasser. Ela costuma acontecer em sistemas operacionais sem Service Pack e tambem sem nenhum firewall instalado.
Um sintoma é o famoso aviso de que seu PC será desligado em 1 minuto
1 - Para remover o Blaster ou o Sasser leia esse tutorial, onde várias ferramentas são indicadas:
http://www.linhadefensiva.org/tutoriais/blaster/
Voce pode ainda tomar os seguintes ações:
2 - Rodar um antivirus on line, veja relação:
http://www.linhadefensiva.org/downloads/antivirus/#on
3 - Efetuar um escaneamento no Ewido online , veja tutorial:
http://www.linhadefensiva.org/forum/ind...showtopic=17428
4 - Baixar e instalar todas as atualizaçoes para sua versão do Windows, inclusive Service Pack´s, que irão corrigir as falhas exploradas por esses worms.
http://windowsupdate.microsoft.com/
5 - A ultima, porém não menos importante: instalar um Firewall, que irá funcionar como um filtro entre seu PC e a internet, impedindo a entrada de worms de rede e outras ações que podem fazer seu PC reiniciar.
Veja a lista de alguns modelos:
http://www.linhadefensiva.org/downloads/firewalls/
* Meu Windows não desliga
Caso seu PC não desligue normalmente (somente após vários comandos) isso pode ser sintoma de algum malware presente no sistema.
Nesses casos o Windows desliga somente após o segundo ou terceiro comando, nunca de primeira.
Sugerimos que, além de rodar as ferramentas de remoção descritas acima, voce crie um Log com o HijackThis e poste para analise na área de Remoção de Malware, seguindo essas instruçoes:
http://www.linhadefensiva.org/remocao-de-virus
Nossa equipe ja encontrou varios casos onde malwares impediam que o sistema fosse desligado corretamente.
* Tela azul constantemente
Se seu PC exibe telas azuis constantemente, anote a mensagem de erro que é exibida na tela, especialmente o nome do arquivo.
Através desse nome, efetuando pesquisas no Google podemos saber se a mensagem de tela azul é provocada por um erro no Hardware ou se é provocado por um rootkit.
De qualquer forma, com a mensagem de erro em mãos, voce pode postar um tópico na área de Hardware.
Alguns virus e worms podem impedir seu Windows de iniciar ou desligar, ou podem até mesmo reiniciar seu PC, sem seu consentimento.
* Meu Windows não inicializa
Nesse caso, voce precisa ir eliminando as possibilidades.
Se não for nenhum problema de hardware que possa impossibilitar o inicio do Sistema Operacional (veja acima) voce poderá utilizar:
1 - CD de Recuperação do Kaspersky Antivirus
Basta bootar com o CD, logo após executar o antivirus.
Ele irá escanear e remover as infecções do sistema sem iniciar o Windows.
Veja como criar o seu CD nesse tutorial:
http://www.linhadefensiva.org/forum/ind...howtopic=20666&
2 - Caso voce ainda consiga acessar seu sistema em Modo de Segurança apertando F8 repetidamente logo após ligar o PC, voce poderá rodar algumas ferramentas de remoção específicas para virus recentes, como o Stinger. Faça o download da ferramenta e salve-a em um disquete. Após iniciar o sistema em Modo de Segurança, execute a ferramenta. O Stinger irá escanear o PC e remover as infecções mais recentes e mais comuns.
http://superdownloads.uol.com.br/download/i16401.html
3 - Uma terceira possibilidade seria a retirada do Hard Disk de seu computador.
Posteriormente este seria colocado em outro PC, para assim efetuar o escaneamento do HD com problema, e assim fazer a limpeza das infecções.
* Meu PC reinicia sozinho
Normalmente esse tipo de ação, quando não é problema de hardware, é causada por worms.
Uma das mais comuns é a infecção com o worm Blaster e Sasser. Ela costuma acontecer em sistemas operacionais sem Service Pack e tambem sem nenhum firewall instalado.
Um sintoma é o famoso aviso de que seu PC será desligado em 1 minuto
1 - Para remover o Blaster ou o Sasser leia esse tutorial, onde várias ferramentas são indicadas:
http://www.linhadefensiva.org/tutoriais/blaster/
Voce pode ainda tomar os seguintes ações:
2 - Rodar um antivirus on line, veja relação:
http://www.linhadefensiva.org/downloads/antivirus/#on
3 - Efetuar um escaneamento no Ewido online , veja tutorial:
http://www.linhadefensiva.org/forum/ind...showtopic=17428
4 - Baixar e instalar todas as atualizaçoes para sua versão do Windows, inclusive Service Pack´s, que irão corrigir as falhas exploradas por esses worms.
http://windowsupdate.microsoft.com/
5 - A ultima, porém não menos importante: instalar um Firewall, que irá funcionar como um filtro entre seu PC e a internet, impedindo a entrada de worms de rede e outras ações que podem fazer seu PC reiniciar.
Veja a lista de alguns modelos:
http://www.linhadefensiva.org/downloads/firewalls/
* Meu Windows não desliga
Caso seu PC não desligue normalmente (somente após vários comandos) isso pode ser sintoma de algum malware presente no sistema.
Nesses casos o Windows desliga somente após o segundo ou terceiro comando, nunca de primeira.
Sugerimos que, além de rodar as ferramentas de remoção descritas acima, voce crie um Log com o HijackThis e poste para analise na área de Remoção de Malware, seguindo essas instruçoes:
http://www.linhadefensiva.org/remocao-de-virus
Nossa equipe ja encontrou varios casos onde malwares impediam que o sistema fosse desligado corretamente.
* Tela azul constantemente
Se seu PC exibe telas azuis constantemente, anote a mensagem de erro que é exibida na tela, especialmente o nome do arquivo.
Através desse nome, efetuando pesquisas no Google podemos saber se a mensagem de tela azul é provocada por um erro no Hardware ou se é provocado por um rootkit.
De qualquer forma, com a mensagem de erro em mãos, voce pode postar um tópico na área de Hardware.
Se o seu computador anda reiniciando sozinho sem mais nem menos, sem
nenhum motivo aparente, além de verificar as opções de Hardware e
Virus, seguem alguns passos que poderão ajudá-lo a resolver esse
problema:
Desabilitando a Reinicialização Automática
Por padrão o XP é configurado para reiniciar em caso de quaisquer
problemas, então precisamos desabilitar essa opção: Botão direito em
Meu Computador > Propriedades > Avançado > na Guia Inicialização e
Recuperação > Configurações > Desmarque a caixa Reiniciar
Automaticamente.
Deixe marcada a opção Gravar um evento no log do sistema. Para ver
porque o sistema teve alguma falha, digite "eventvwr" no prompt de
comando ou no menu Iniciar>Executar e veja qual programa/processo
causou o problema.
Outra maneira seria no Registro do Windows: Iniciar>Executar>regedit
Edite o registro, localize:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\CrashControl.
Selecione AutoReboot na lista da direita. Dê dois cliques nele e troque
o valor para 0 (zero) para desabilitar ou 1 para habilitar. Reinicie o
computador.
Esquemas de Energia
No Painel de Controles, acesse a Opções de Energia. Lá existem várias
configurações.
Na primeira aba marque SEMPRE LIGADO. Veja tambem as caixas de
configuração e marque NUNCA em todas. Dessa maneira você estará
certo de que seu sistema não irá reiniciar após certo tempo ocioso.
Na aba Avançado voce pode configurar o comportamento dos botões de
Desligar (Power) e Hibernar (Sleep) no teclado. Certifique-se de que o
primeiro esteja Desligar e o segundo Em espera, padrões do Windows.
Hibernação
O recurso de Hibernação é um bom método de economia de energia e de
tempo. Assim voce evita a demora ao sair e reiniciar o sistema
operacional. Quando você precisa do micro de novo, ele restaura
rapidamente qualquer aplicação que estava sendo executada no exato
ponto em que você a deixou.
Infelizmente, nem todo computador é capaz de hibernar. Máquinas com
sistema operacional Windows 9x com unidades de disco rígido FAT32, por
exemplo, não podem.
Nas Opções de Energia, vá até a Guia Hibernar. Veja se sua máquina
satisfaz os requisitos de Espaço em Disco para Hibernação.
Por fim, marque a caixa Ativar o Suporte à Hibernação e veja se não
recebe nenhuma mensagem de erro.
Da próxima vez que abrir o menu Iniciar e escolher Desligar (no Windows
98, Me ou 2000), selecione a opção Suspender o Funcionamento do
Computador na caixa de diálogo Desligar o Windows e clique em OK. No
Windows XP, escolha Iniciar/Desligar o Computador e pressione a tecla
Shift para transformar o botão Em Espera no botão Hibernar.
A configuração Em Espera não desliga o sistema completamente, como faz
a hibernação. É um modo de consumo de energia reduzido, muito útil
quando você vai se afastar do computador por algum tempo. Já a
Hibernação desliga o sistema.
Se o seu PC não reativar após ter entrado no modo Hibernação, é
recomendado que você DESATIVE essa opção. Desative as
características para poupar energia no Painel de Controle.
Tela Azul
Outro problema que força o sistema a ser reiniciado são as famosas tela
azul. Muitos fatores podem levar um PC a mostrar esses erros, desde
drivers incorreto, problema no hardware, problemas no HD ou arquivos
essenciais do Windows.
Cada mensagem de erro traz em si mesmo a chave para desvendar o
problema que causou a tela azul.
Para tal, sugerimos a leitura deste excelente artigo: