Como juntar moldura e foto, DETALHADAMENTE, no Photoshop.
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Google Buzz
Pra quem acha que a explicação do site é meio pobrinha de detalhes... ai vai então. Primeiro esclarecimentos sobre como baixar as molduras do álbum do Picasa. Escolhida a moldura de qualquer um dos álbuns (p/ álbuns virtuais ou revelação 10x15) e supondo que seja esta aqui: http://picasaweb.google.com.br/arteefotomontagens/Diversos/photo#5199891207310811570.
Do lado direito existe o link "Fazer download da foto". O mais importante neste momento é manter o formato PNG da moldura. NUNCA salve em JPG, pois iss faz com que o espaço pra foto fique branco, perdendo a transparência. Salve na pasta que preferir, o próximo passo será puxá-la no Photoshop.
Abra o programa, ARQUIVO > ABRIR, ou CTRL+O no teclado. Pegue a moldura. Agora faça o mesmo para abrir a foto. Uma dica muito legal é arrumar o contraste da foto antes de fazer a montagem, no caso de fotos apagadas ou sem brilho. IMAGEM > AJUSTES > BRILHO/CONTRASTE... aí você pode, intuitivamente, arrumar a foto. Tente com e sem o LEGACY selecionado, ele faz toda a diferença. Ficou "no jeito"? Vamos levá-la até a moldura.
Selecione a foto em SELECIONAR > TUDO ou simplesmente CTRL+A e em seguida EDITAR > COPIAR ou CTRL+C. Para voltar na moldura tecle CTRL+TAB (é isso mesmo, usamos muito o ctrl e o shift no Photoshop!). Agora cole a foto no EDITAR > COLAR ou CTRL+V.
Calma! Eu sei que ela ficou em cima da moldura. Agora entra a função de camadas, que já dei uma noção neste post: http://arteefoto.blogspot.com/2008/04/como-fazer-montagem.html. Na janela de camadas (se ela não estiver aberta, normalmente no canto direito embaixo, vá em JANELA > CAMADAS ou tecle F7, você terá a foto e a moldura como miniatura, isso serve para poder mexer em cada uma individualmente, sem modificar a outra. Para levar a foto pra baixo da moldura, na janela de camadas, arraste a foto pra baixo, deixando-a em segundo lugar. Agora ajuste o tamanho, se necessário, tecle CTRL+T para aparecer a ferramente de ajuste de tamanho. Se sua foto estiver muito grande diminua o zoom da imagem no canto esquerdo embaixo, ou no navegador (JANELA > NAVEGADOR). Para redimensionar e não deformar a foto, esticando indevidamente, segure o SHIFT enquanto puxa pelos cantos.
Pronto! Sua primeira montagem! Agora é só salvar: ARQUIVO > SALVAR COMO... ou SHIFT+CTRL+S e escolha o nome, o formato (agora sim pode salvar em JPG) e o local para salvar. Para as molduras do álbum 10x15, como você não modificou o tamanho da moldura, sua montagem está pronta para revelação. Para verificar vamos em IMAGEM > TAMANHO DA IMAGEM... ou ALT+CTRL+I. No quadro que abriu, na primeira linha do lado direito, certifique-se que a unidade de medida é cm (centímetro), se não for selecione-o. Agora sim, nas 2 primeiras linhas você arruma a altura e a largura, que para revelação 10x15 deve ser como padrão 10,2 x 15,2. Onde vai o 10 e onde vai o 15 depende a posição da imagem, paisagem ou retrato, horizontal ou vertical. A resolução (quinta linha) não deve ser menor de 100. Para revelar o ideal é 300 mesmo, mas como não teria álbum virtual que suportasse tanta qualidade de imagem, as minhas molduras estão em 150 de resolução, claro quando salvas da forma descrita no início desta postagem, nunca com o direito do mouse.
Só mais uma ressalva: modificar o tamanho da imagem pode danificar, esticar, seu trabalho. O ideal é não mexer quando não se tem muita experiência, pois mesmo explicando aqui as vezes só o tempo e algumas revelações mal sucedidas ajudam a entender mesmo.
Bom divertimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário